top of page
Terus

Quando o futuro virar passado

Atualizado: 28 de jun. de 2023



Decisões sobre essa crise

Só saberemos se nossas decisões foram as melhores quando o futuro virar passado.

Essa crise exige muito mais de líderes e liderados, pois além de economia falamos também de vidas, e não há equação ou regra de três perfeita para acomodar a salvação de pessoas, o resgate da atividade econômica e o curso de continuidade das nossas empresas e dos empregos dos colaboradores.

Cenários plausíveis

Nossas decisões não serão fáceis e os cenários plausíveis podem ser vários.

Capacidade de atravessar a turbulência

Nosso dia-a-dia nos comprova que empresas com sólida governança corporativa atravessam melhor as turbulências. Estes momentos colocam à prova a capacidade e o engajamento de cada conselheiro de administração e de cada diretor e gerente executivo.

Intuição é virtude num processo colegiado

Temos investido tempo em gestão de crise e planos de contingência. É tenso, mas é nobre! Vemos agora a importância de se ter alta capacidade perceptiva, intuitiva e preditiva de cada conselheiro e de cada executivo. Com governança o exercício de analisar o macro e micro ambiente, de elaborar cenários e de tomar decisões se dá por colegiados, sempre melhores do que as decisões monocráticas, pois são pautadas por diversidade de visões, equilíbrio, bem comum e concessões recíprocas. Mentes brilhantes unidas chegam mais longe, e mais rápido.

A congregação de interesses

A congregação de interesses individuais num pleito coletivo se faz forte somente se colocada em ação. Esse momento é mais um presente para nós brasileiros transformarmos o ambiente coletivo por meio da cobrança, apoio e estímulo para mudança dos nossos governantes. Há uma disparidade de mindset e eficiência entre o Brasil político e o Brasil real. Temos que mudar isso. Precisamos de um sistema político e governamental colaborativo, célere, tecnológico, barato e eficiente.

Travessia bem acompanhada e saída mais forte

Governança corporativa está ao alcance de médias e pequenas empresas. É melhor fazer a travessia da crise estando bem acompanhado. Ao final sairemos mais fortalecidos e com modelos de negócios positivamente transformados por mindset ampliado e o uso de tecnologias disruptivas.

Quando o futuro virar passado

Nos veremos mais fortalecidos e com modelos de negócios positivamente transformados por mindset ampliado e o uso de tecnologias disruptivas.






11 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page