Os comitês devem ter objetivos muito bem especificados, assim como os cronogramas de trabalho e reuniões de apresentação, sempre conduzidos por um líder que é o ponto focal com o Conselho de Administração.
O número de comitês e quem participa deles deve ser revisado regularmente para garantir que não haja responsabilidades sobrepostas.
Alguns comitês podem ser permanentes e outros ad hoc, que existem por um determinado período de tempo e podem ser dissolvidos quando o objetivo é alcançado.
𝗢𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗶𝘁𝗲̂𝘀 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝘀, 𝗲𝗺 𝗼𝗿𝗱𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗹𝗲𝘃𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝘀𝗮̃𝗼:
A. Comitê de Crise e de Assuntos Críticos (reputação, imagem, mercado, crise de crédito e liquidez, crise de fornecimento, abastecimento e logística);
B. Comitê de avaliação de mercado e posicionamento de produtos;
C. Comitê Financeiro, principalmente nas empresas em crise;
D. Comitê de Riscos, Auditoria e Fiscal;
E. Comitê de Governança Corporativa;
F. Comitê de Remuneração
𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗘́ 𝗨𝗠 𝗖𝗢𝗠𝗜𝗧𝗘̂ 𝗘𝗙𝗜𝗖𝗔𝗭:
As principais características de um comitê do conselho eficaz devem ser:
A. Tem um propósito e os objetivos são claros;
B. Tem um líder que é o elo com o Conselho de Administração;
C. Compreende que seu papel é consultivo e que não toma decisões;
D. Tem um processo de avaliação
𝗖𝗢𝗠𝗜𝗧𝗘̂𝗦 𝗕𝗔𝗦𝗘-𝗭𝗘𝗥𝗢:
Algumas organizações operam uma estrutura de comitês de base zero, o que significa que cada ano começa do zero e novos comitês são criados apenas quando necessário.
Isto evita a estagnação e garante a dissolução de comités desnecessários.
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