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margarethcubo

Os comitês corporativos são grupos menores de pessoas que assessoram o conselho de administração e as diretorias em uma área específica de operações.


Os comitês devem ter objetivos muito bem especificados, assim como os cronogramas de trabalho e reuniões de apresentação, sempre conduzidos por um líder que é o ponto focal com o Conselho de Administração.


O número de comitês e quem participa deles deve ser revisado regularmente para garantir que não haja responsabilidades sobrepostas.


Alguns comitês podem ser permanentes e outros ad hoc, que existem por um determinado período de tempo e podem ser dissolvidos quando o objetivo é alcançado.


𝗢𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗶𝘁𝗲̂𝘀 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝘀, 𝗲𝗺 𝗼𝗿𝗱𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗹𝗲𝘃𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝘀𝗮̃𝗼:


A. Comitê de Crise e de Assuntos Críticos (reputação, imagem, mercado, crise de crédito e liquidez, crise de fornecimento, abastecimento e logística);


B. Comitê de avaliação de mercado e posicionamento de produtos;


C. Comitê Financeiro, principalmente nas empresas em crise;


D. Comitê de Riscos, Auditoria e Fiscal;


E. Comitê de Governança Corporativa;


F. Comitê de Remuneração


𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗘́ 𝗨𝗠 𝗖𝗢𝗠𝗜𝗧𝗘̂ 𝗘𝗙𝗜𝗖𝗔𝗭:


As principais características de um comitê do conselho eficaz devem ser:


A. Tem um propósito e os objetivos são claros;


B. Tem um líder que é o elo com o Conselho de Administração;


C. Compreende que seu papel é consultivo e que não toma decisões;


D. Tem um processo de avaliação


𝗖𝗢𝗠𝗜𝗧𝗘̂𝗦 𝗕𝗔𝗦𝗘-𝗭𝗘𝗥𝗢:


Algumas organizações operam uma estrutura de comitês de base zero, o que significa que cada ano começa do zero e novos comitês são criados apenas quando necessário.


Isto evita a estagnação e garante a dissolução de comités desnecessários.


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