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O fracasso de um conselho de administração é frequentemente atribuído à:1. Inexperiência ou Incompetência de conselheiros; falta de experiência e falta de visão integrativa do ambiente de negócios,


O fracasso de um conselho de administração é frequentemente atribuído à:


1. Inexperiência ou Incompetência de conselheiros; falta de experiência e falta de visão integrativa do ambiente de negócios, a situação dos competidores, de suas vantagens e desvantagens competitivas, o conhecimento das operações dos clientes e suas experiências com a empresas, seus desejos e demandas, o ambiente regulatório, o tamanho do mercado;


2. Ausência de postura cética, cética e cética-construtiva. A capacidade de acreditar em relatórios produzidos pela diretoria executiva pode ser enviesada, pois quem os escreveu é a própria administração com sua visão e também com suas falhas. O ceticismo do conselheiro de administração é conveniente ao acionista. Questionar o que se encontra nos relatórios e muito mais: questionar a administração sobre o que não está nos relatórios, mas deveria;


3. Falta de entendimento e envolvimento na operação da empresa in loco, e não via relatórios harmoniosos. Fazer uma imersão produtiva na empresa é enriquecedora. Passar alguns dias acompanhando ativiaderes-core, desde suprimentos, produção, logística e comercial, até o pós-vendas, dá ao Conselheiro a dimensão das limitações e também das oportunidades mal aproveitadas sobre os próprios ativos operacionais: suas pessoas e respectivas competências, sua tecnologia e seu processo produtivo;


4. Maturidade pessoal, experiência de vida e de trabalho em crises e em tempos difíceis. O sentimento de clareza durante a turbulência (e não sobre céu de brigadeiro) fazendo com que se enxergue além do que a diretoria enxerga;


5. A qualidade das informações da empresa apresentadas pela diretoria executiva. De certo modo há complexidades nas operações e nos modelos de negócios que são de difícil expressão escrita. Por mais detalhes que contém um relatório da diretoria executiva há sempre um lack de informações cuja complexidade supera as redações de textos. Em alguns casos certas informações são suprimidas;


6. Ausência de mindset inovador: discutir e apresentar proposta de inovações disruptivas que podem levar à criação de novos produtos e serviços, e principalmente melhorar a experiência dos clientes e elevar o alcance de market share;


7. Reuniões de conselho que pecam em tempo e qualidade em estratégia. Avaliar a estratégia de longo prazo, questioná-la, melhorá-la, e se certificar de que os planos de ações dirigem as atividades de curto e médio prazos ao encontro as estratégias de longo prazo;


Ainda que o desenho e a formação de um conselho de administração possa endereçar soluções aos pontos acima, é tudo muito complexo de articular e fazer e colocar tudo sobre o contexto da história e do momento da empresa, dos acionistas e do contexto de mercado. Mas há solução, certamente há!


A Terus Consultoria é especialista em formar acordos de acionistas, conselhos de administração eficientes e eficazes, e estratégias e táticas às diretorias executivas.


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