top of page

No contexto operacional das empresas, uma multiplicidade de recursos é alocada, transacionada, contratada e utilizada. De maneira sucinta, os fluxos financeiros permeiam as atividades corporativas por

Especificamente no que tange às saídas financeiras, principalmente sobre os gastos não recorrentes, a adoção de um controle inteligente e rigoroso de gastos é de extrema relevância.


Os orçamentos requerem revisões contínuas e observações sensatas quanto às oportunidades de redução de valores e alongamentos de pagamentos, sem oneração de juros, tornando o payback dos projetos mais viáveis.


Gestores financeiros adotam no mínimo três principais instrumentos de gestão:


• 𝗚𝐚𝘀𝐭𝗼𝐬 𝐨𝗿𝐜̧𝗮𝐝𝗼𝐬 𝐱 𝐫𝗲𝐚𝗹𝐢𝘇𝐚𝗱𝐨𝘀: orçamentos aprovados por unidade de negócios são monitorados por natureza, fluxo e utilização;


• 𝗥𝗲𝘃𝗶𝘀𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝘁𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮: Gestões incrementam as revisões com as justificativas qualitativas sobre os gastos, e discorrem em relação aos retornos esperados sobre os mesmos;


• 𝗙𝗮𝘀𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼: A cada fase uma nova revisão é feita em busca de oportunidades de otimização e melhorias, além da identificação de pontos de controles e economias futuras.


Através dessa tríade de procedimentos, é viável realizar uma avaliação integrativa das operações empresariais, possibilitando a identificação das áreas passíveis de aprimoramento no controle de despesas.


A Terus Consultoria tem sido uma importante aliada das empresas sobre a gestão ótima de estrutura de capital, orçamentos e gestão financeira. Entre em contato com a Terus!


 
 
 

Comments


bottom of page