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MODELOS DE NEGÓCIOS AGREGADORES E A CRISE NA MAGALU

Atualizado: 4 de dez. de 2023

Responsabilidade de capital, crescimento perene, além de confiança do mercado. Um caso real e como poderia ter se saído melhor!

A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS POR INVESTIDORES E BANCOS:

Investidores e bancos vem observando atentamente o cenário envolvendo a Magazine Luiza, uma empresa que até 2020 era citada como um exemplo de modelo de negócio bem-sucedido.

A CONSTATAÇÃO DO MODELO POR INVESTIDORES E A QUEDA DE 93% DO VALOR DE MERCADO:

A partir de 2021 investidores interpretaram que o modelo de negócios já não apresentava componentes de resultados agregadores após diversas aquisições e implantações de tecnologias de e-commerce, e passaram a vender ações. A partir daí houve uma queda vertiginosa do valor de mercado da Magazine Luiza em 95%, nos últimos dois anos, de R$ 170 bilhões para R$ 12 bilhões.

O QUE A QUEDA DE 93% NO VALOR DAS AÇÕES REPRESENTA:

Investidores liquidando ações provocando queda de 93% no valor do ativo significa quebra de confiança no modelo de negócios e nos planejamentos estratégicos apresentados pela Administração da Sociedade até 2020 e em anos anteriores. Investidores venderam as ações por desacreditar que a MAGALU vai gerar resultados e fluxos de caixa condizentes aos investimentos feitos em anos anteriores. Com essa perda (93%) a Sociedade ficou com um valor de meros 7% do negócio. É MUITA DESVALORIZAÇÃO!

Recentemente a Sociedade divulgou fato relevante admitindo erros contábeis que quando ajustados reduzirão seu patrimônio líquido em R$ 829,5 milhões. Tais erros foram investigados a partir de uma denúncia anônima feita em março de 2023, e sinalizam graves problemas de governança corporativa, ou até mesmo de suposta gestão fraudulenta.

O CEO, O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:

Acreditamos que não fosse o controle familiar, o CEO e parte do Conselho de Administração já teria caído em 2021 ou 2022 frente aos péssimos resultados, e teriam sido substituído por executivos especialistas em turnaround.

Apesar dos fracos resultados e do relevants erros contábeis, a Administração ainda foi mantida, possivelmente pela influência da família fundadora. Os investidores vêem isso com maus olhos!

UMA QUEDA DE 93% NO VALOR SE RECUPERA COM UMA ALTA DE ????

Para recuperar uma queda avassaladora de 93% no valor das ações é preciso a Sociedade apresentar resultados muito acima das expectativas de mercado, recorrentemente, promovendo o interesse de compradores destinarem volumes expressivos de seus investimentos em compras de ações num largo período de tempo, ao ponto que no total as ações subam estrondosos 2.000% (sim. É preciso uma alta acumulada de 2.000% no valor das ações para recuperar 93% de queda nos preços).

Nós, da Terus Consultoria, acreditamos que é remota a possibilidade de valorização de 2.000% em muitos e muitos anos à frente. Investidores que mantiveram posições perderam dinheiro e jamais recuperarão.

SE FOSSEMOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, O QUE TERÍAMOS PROPOSTO?

Em 2019 e 2020: no auge do valor de mercado nós já teríamos proposto mudanças expressivas de reestruturação em certas linhas de negócios e o fechamento das lojas enviáveis, além de redução do endividamento e fortalecimento do capital de giro, ainda que isso custasse menor crescimento das receitas, mas ao menos protegeria patrimônio dos acionistas.

Em 2021 e 2022: Demissão do CEO e eleição de substituto especialista em turnaround. O mesmo para algumas outras diretorias. Fechamento de mais lojas deficitárias e de unidades de e-commerce mal sucedidas. O foco seria melhorar a estrutura de capital, principalmente o capital de giro, e adotar medidas de fortalecimento de margens, ainda que com menor sortimento de produtos. Acreditamos que empresa saudável é empresa de valor, e não empresa que cresce sem sustentação financeira e patrimonial.

CRESCIMENTO SAUDÁVEL É:

Crescimento saudável é crescimento com responsabilidade de capital, crescimento perene, além de confiança do mercado e sobretudo confiança nos projetos da Administração. Projetos de modelos de negócios só devem ser implementados se há motivos expressivos para confiar em seu funcionamento, em sua aceitação de mercado e em suas projeções, desde que sejam projeções realistas, e jamais projeções entusiastas.


 

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