top of page
margarethcubo

MERCADO LIVRE E UMA NOVA ERA NA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA

𝗛𝗮́ 𝘂𝗺 𝗲𝘅𝗽𝗿𝗲𝘀𝘀𝗶𝘃𝗼 𝗮𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮 estimado pelo mercado devido a mudanças estruturais no Mercado Livre de Energia a partir de janeiro de 2024 por meio da vigência da portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, conforme publicado por fontes independentes.


𝗖𝗼𝗺 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗮 𝗲𝗺 𝘂𝗺𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝗲𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗿𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝗲𝗿𝗴𝗶𝗮. A partir de janeiro de 2024 o Mercado Livre de Energia passa a abranger, além dos clientes de alta tensão, os de média também. Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), atualmente, 36,3 mil unidades consumidoras são adeptas do Mercado Livre de Energia, mas a expectativa é que o número acelere após a liberação da nova fase. Com a mudança a partir de 2024, pequenos estabelecimentos – de padarias a lojas, de restaurantes a fábricas de porte modesto – que pagam a partir de R$ 7 mil na conta de luz poderão aderir ao sistema. Estima-se que ao menos 72 mil novos consumidores se enquadram nos novos requisitos. Mas isso é só o começo. É esperado que 90 milhões de consumidores estejam aptos a ingressar nessa modalidade nos próximos anos a partir da liberação total do mercado.


𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗶𝘀𝗿𝘂𝗽𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝗲𝘁𝗼𝗿 𝗲𝗹𝗲́𝘁𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗯𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗿 𝗱𝗮 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝘁𝗼𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗺𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗷𝗮́ 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗲𝗺 𝘃𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗻𝗼 𝗽𝗮𝗶́𝘀 𝗲 𝗻𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼. Nesses processos, inovação e tecnologia contribuíram para impulsionar a expansão setorial. Segundo o VP Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia, vários outros mercados no Brasil avançaram na medida em que apostaram na tecnologia. “Mercados como de telefonia, internet e TV por assinatura tiveram uma expansão expressiva nas últimas décadas”, avalia. Tudo indica que o setor elétrico nacional terá um novo marco com a abertura total do mercado, em que a tecnologia, que hoje dá saltos da noite para o dia, vai nortear esses novos tempos, conforme publicado pelo portal Infomoney em dezembro de 2023.


𝗔 𝗧𝗲𝗿𝘂𝘀 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝘁𝗲𝗺 𝗮𝘀𝘀𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗰𝗹𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗲 𝗽𝗼́𝘀-𝗮𝗾𝘂𝗶𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝗰𝗲𝗻𝗰̧𝗮𝘀 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗮 𝗘𝗡𝗘𝗟 𝗲 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝗻𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗴𝗿𝗲𝗲𝗻𝗳𝗶𝗲𝗹𝗱 𝗱𝗲 𝘂𝘀𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗲𝗼́𝗹𝗶𝗰𝗮𝘀, tanto nas viabilidades quanto nos PPAs Purchase Price Allocation. E os casos tem sido sucesso absoluto em retorno aos clientes.


𝗙𝗮𝗹𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗧𝗲𝗿𝘂𝘀 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼: contato@terusconsultoria.com.br / (11) 2503-6747.


"𝗧𝗲𝗿𝘂𝘀, 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗮𝗱𝘃𝗶𝘀𝗼𝗿𝘆, 𝗰𝗮𝘀𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗿𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗼𝗯𝗷𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀!"


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page