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Empresas, antes de entrar em crise estrutural (operações, mercados e finanças) já deram vários sinais anteriores de deterioração. Talvez os sinais tenha sido diversos, porém isolados, e a liderança nã

Há casos piores nos quais os sinais de dificuldade se apresentam, mas a direção protela decisões duras e drásticas para cortes de custos, reestruturações operacionais e recolocação da empresa nos rumos de viabilidade.


Empresas de capital fechado, principalmente grupos familiares quando estes não tem experiência em distressed companies, protelam decisões, seja por medo, seja por receio de perder crédito no mercado, ou até mesmo para serem poupados de pedir ajuda de especialistas. Porém, quando a crise se instala e se torna estrutural, fornecedores e bancos já perceberam os sinais e diminuem e dificultam a concessão de crédito, e sem fluxo de caixa, a empresa pode ser leva a uma saída: a recuperação judicial.


Nossa experiência nos permite refletir sobre abordagens que devem ser adotadas no início do movimento de crise, ou em fase intermediária da mesma, e são eles:


𝟭. 𝗜𝗗𝗘𝗡𝗧𝗜𝗙𝗜𝗖𝗔𝗥 𝗦𝗔𝗕𝗢𝗧𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗚𝗘𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗜𝗫𝗔 𝗘 𝗟𝗨𝗖𝗥𝗢 𝗘 𝗡𝗘𝗨𝗧𝗥𝗔𝗟𝗜𝗭𝗔́-𝗟𝗢𝗦, 𝗧𝗔𝗜𝗦 𝗖𝗢𝗠𝗢:


A. Disputa de poder entre sócios e diretores, na qual, por ego, decisões são proteladas ou enviesadas a fim de evitar conflitos;


B. Produção ineficiente de bens ou serviços, mal sistematizados, mal liderados, mal geridos, pobres geração de dados para análise de bons KPIs para monitoramento e tomadas de ações;


C. Perda de competitividade devido à falta de inovações, sobretudo por descuido de leitura de mercado e desejo de aquisição dos clientes;


D. Linhas de produção caras de produtos e serviços, obsoletas em tecnologia / digital ou problemáticas;


E. Mercado de atuação sendo substituído por novas tendências advindas de inovação.


Um franco mapeamento objetivo, sintético, visualmente fácil de compreensão sistêmica deve ser elaborado, revisado, discutido e um plano imediato de ações deve ser acionado, inclusive pode ser criado um COMITÊ DE CRISE.


Nos posts seguintes a Terus Consultoria continuará com a parte dois desse tema tão relevante.


"𝗧𝗲𝗿𝘂𝘀, 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗮𝗱𝘃𝗶𝘀𝗼𝗿𝘆, 𝗰𝗮𝘀𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗿𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗼𝗯𝗷𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀!"


𝗙𝗮𝗹𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗧𝗲𝗿𝘂𝘀 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼: 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝘁𝗼@𝘁𝗲𝗿𝘂𝘀𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮.𝗰𝗼𝗺.𝗯𝗿 / (𝟭𝟭) 𝟮𝟱𝟬𝟯-𝟲𝟳𝟰𝟳 .


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