Em tempos de mudanças estruturais na economia local e global, ativos em dificuldade podem ser uma opção atraente para investidores em busca de oportunidades únicas.
Empresas em crise de liquidez, empresas em recuperação judicial, pedidos de falência, credores operacionais e financeiros restringindo crédito, demissões, contingências, fechamento de unidades e descumprimentos de contratos. Esse é um cenário de Distressed M&As, que são operações de aquisições de empresas/ativos que estão em situação de stress, riscos de continuidade e inviabilidade operacional, mercadológica e financeira.
O Distressed M&A ganha destaque no mundo das fusões e aquisições de empresas financeiramente problemáticas ou ativos isolados, com o objetivo de revitalizá-las e gerar valor. Esses ativos, apesar do risco, podem ser adquiridos a preços atraentes, porém com altos riscos, podendo gerar retornos significativos caso a recuperação dos negócios se dê bem sucedida.
A Lei de Recuperação Judicial e de Falências trouxe grande maturidade ao mercado ao permitir que certos ativos sejam isolados da empresa em stress e vendidos separadamente do controle societário, protegendo assim o investidor de certas sucessões de responsabilidades dos acionistas vendedores, o que proporciona maior segurança jurídica na operação.
Um bom turnaround operacional e financeiro antes de acionar RJ, uma boa reestruturação da dívida, uma recuperação extrajudicial, ou um bom plano de recuperação judicial uma vez o mecanismo de RJ seja acionado inclusive para evitar a falência, oferecerá aos compradores e credores um ambiente de visão, objetivos e metas claros para a recuperação dos negócios e a retomada de suas atividades ao melhor e mais eficiente nível possível.
Certas estruturas de aquisição devem ser observadas e estudadas juntos a advisory especialista e advogados, tais como subscrições de capital, sucessão integral ou parcial de passivos, fortalecimento de estrutura de capital, aquisição da companhia ou de ativos isolados, vencimentos antecipados das dívidas em caso de transferência de controle societário, e uma due diligence precisamente orientada a identificar e calcular todos os riscos, inclusive em cenários de sucessão integral para que se tenha dados sobre o pior cenário possível.
Em tempos de mudanças estruturais na economia local e global, ativos em dificuldade podem ser uma opção atraente para investidores em busca de oportunidades únicas.
O convidamos a buscar a orientação profissional da Terus Consultoria como advisory em distressed M&As.
Comments