Equilíbrio, movimento para frente, progresso, equipes com conhecimento, expertise, planos claros para crescimento e bastante ambição engajadora.
Incríveis as taxas de turnover que a Terus tem notado nas empresas nas quais fazemos turnarounds. Deve haver uma relação clara entre crise e turnover!
𝗔𝗹𝘁𝗮𝘀 𝘁𝗮𝘅𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝘂𝗿𝗻𝗼𝘃𝗲𝗿 tem sinal de ausência de engajamento, plano de crescimento descasados com as competências para isso, recursos e comunicação agressiva não-construtiva, ausência de alinhamentos de rotas!
𝗠𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗯𝗮𝗶𝘅𝗮𝘀 𝘁𝗮𝘅𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝘂𝗿𝗻𝗼𝘃𝗲𝗿 em empresas em crise tem sinal de letargia, falta de plano sólido e claro para crescimento da empresa, ausência de metas, excesso de conformismo. Isso faz com que pessoas com talentos vão embora em busca de crescimento, e sobram funcionários sem ambição, presentes, porém improdutivos. Não serão desligados por improdutividade e muitas vezes ficam 10, 15, 20 anos na empresa na mesma posição, função, nos mesmo métodos e rotinas, e ninguém o demite!
O custo financeiro e custo intangível é muito alto!
𝗧𝗮𝘅𝗮𝘀 𝗿𝗮𝘇𝗼𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝘂𝗿𝗻𝗼𝘃𝗲𝗿 nos parecem mais positivas: indicam equilíbrio, movimento para frente, progresso, equipes com conhecimento, expertise, planos claros para crescimento e bastante ambição engajadora. Saem os menos qualificados.
Nas empresas que contratam a Terus para turnaround, governança corporativa e projetos estratégicos e táticos temos adotados certas premissas de êxito, tais como:
1. Comparar as suas taxas de rotatividade com padrões de referência nacionais e específicos do setor;
2. Responsabilizar os gerentes por manter as linhas de comunicação abertas com seus subordinados. Eles gerenciam ativamente seus programas de desenvolvimento de carreira e analisam as métricas de remuneração total no contexto do custo de substituição dos melhores funcionários;
3. Avaliar a rotatividade voluntária na qual os funcionários se demitem por vontade própria. Em geral eles se avaliam como mais competentes para ocupar posições mais elevadas com progresso de carreira, escapar de gestores tóxicos e ocupar funções em empresas que pagam melhores salários e benefícios. São mais arrojados (gostamos disso na Terus);
4. Avaliar o turnover involuntário, onde os funcionários são demitidos ou fizeram parte de uma dispensa sazonal ou redução de efetivo;
5. As taxas de rotatividade devem ser vistas no contexto, uma vez que certos setores, como hotelaria e varejo, tradicionalmente apresentam rotatividade de funcionários superior à média;
6. Economizar dinheiro da empresa! Criar e adotar ações para prevenção de taxas de turnover.
Terus, dados, inteligência e ações!
Fale com a Terus agora mesmo: contato@terusconsultoria.com.br / (11) 2503-6747 / WhatsApp corporativo (11) 91567-0560.
Comentarios