Sair da crise na qual a Americanas se encontra é realmente bem difícil e complexo. Na visão da Terus Consultoria os desafios mais relevantes a serem vencidos são:
A. MATERIALIDADE DO VALOR DA FRAUDE: R$ 25,2 BILHÕES
É o equivalente a mais de um ano de faturamento, e estimando que uma operação de varejo, se fosse saudável, geraria caixa de aproximadamente 4% das receitas líquidas, a Americanas, se um dia se tornar rentável, precisará de pelo menos 25 anos de operações rentáveis para cobrir apenas o rombo, e sem contar a quitação dos passivos operacionais.
Com a geração de caixa próprio a Americanas quebra.
B. O TURNAROUND / REESTRUTURAÇÃO EM ANDAMENTO:
É altamente complexo reestruturar uma empresa do tamanho da Americanas considerando suas divisões: lojas físicas em múltiplas localidades, e-commerce, setores de revenda e milhares de SKUs, logística complexa e muito TI para transacionar milhares de compras, armazenagens, distribuições, vendas e remessas dos pedidos.
Encontrar otimização operacional que reflete caixa expressivo é difícil, dada a pulverização. Os potenciais quick-wins devem ser de valores importantes, porém irrelevantes pelo tamanho da fraude.
C. CRISE DE REPUTAÇÃO, FORNECEDORES E BANCOS FURIOSOS E A FALTA DE CRÉDITO:
O plano de recuperação judicial reflete nos credores determinados deságios e alongamento de recebíveis que machuca os fornecedores por causar prejuízos nas vendas a Americanas.
Não há clima e nem rating para a Americanas conseguir comprar em preços e condições de pagamentos vantajosos em relação ao mercado.
Instituições financeiras e proprietários privados de títulos de dívida também estão no prejuízo. Eles não concederão crédito, taxas atraentes e nem prazos alongados em novas concessões de dívidas a Americanas. A torneira de crédito fácil se fecha.
Ou seja, das operações de compras não se esperam ganhos de margens além das que os competidores apuram, e isso não consegue sanar o rombo da fraude.
D. AMAZON, MERCADO LIVRE, MAGALU, SHOPEE E OUTROS ESTÃO CAPTANDO O ESPAÇO DE MERCADO PERDIDO PELA AMERICANAS:
Fato é que os competidores aproveitam cada fração de tempo e espaço deixado pela Americanas fragilizada junto aos fornecedores de mercadorias e serviços, e junto aos milhares ou milhões de clientes digitais e das lojas físicas. Os competidores atacam, naturalmente, as oportunidades de aumento de market share.
E. AUTORIDADES FISCAIS E INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS. PROVÁVEIS MULTAS E RESSARCIMENTOS DE PREJUÍZOS:
Não se sabe o tamanho das multas e ações de ressarcimento de prejuízos milionários que governos, bancos, fornecedores e acionistas estão reclamando na justiça, mas vai ser alto! Pior ainda para uma empresa fragilizada.
F. ALIENAÇÃO DE CERTOS ATIVOS, SE CONSTAR NO PLANO DA RJ:
O que pode comprimir o tamanho da empresa, focando em operação menor, porém com rentabilidade. Haverá potenciais compradores em função dos riscos de assumir ativos de uma empresa tão problemática?
G. FUSÃO COM COMPETIDORES:
É uma opção que descartamos em nossa visão, por razões mais do que naturais.
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